Economizando - Como fazer a sua parte e evitar grandes catástrofes
É nosso dever utilizar os recursos que ainda temos disponíveis na Terra para que no futuro não soframos com sua completa escassez. Lembre-se que quanto mais gastamos, mais incentivamos a buscarem mais os recursos gastos por nós. Sendo assim, só temos a ganhar com a economia. Além de pagar menos, estaremos salvando vidas não só de pessoas, mas de animais e plantas, alguns em extinção. Não devemos esperar até a crise da água ou o apagão para racionalizar. Afinal, esses serão já momentos críticos na história, quando a humanidade já terá problemas inclusive produção de alimentos. Então, quanto mais racionalizarmos, mais tarde esses eventos infortúnios acontecerão. Eis como começar:
Água: Economizar água não é mais só um hábito saudável. Hoje, é uma grande responsabilidade com o futuro. Se não mudarmos nossos hábitos, a escassez de água para o consumo vai nos afetar seriamente. Sua falta fará o mundo definhar de uma forma lenta, progressiva e dolorosa.
- Lavar a louça com a torneira aberta por 15 minutos consome 243 litros de água. Se a torneira for fechada enquanto os pratos são ensaboados, são gastos apenas 46 litros.
- Quando for lavar o carro, use um balde com um pano em vez de ficar com a mangueira aberta o tempo todo. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera até 560 litros de água. Usando baldes, o gasto cai para 40 litros.
- Uma descarga talvez consuma mais de 20 litros. Um banho de 15 minutos com a torneira meio aberta gasta mais de 200 litros de água. Se fechar o registro enquanto se ensaboa, diminuindo o tempo de banho para 5 minutos, o gasto cai para 80 litros.
- Use baldes também para limpar a varanda ou calçadas.
- Ao tomar banho, feche a água ao se ensaboar e ao passar xampu no cabelo. Com isso, o consumo cairá de 180 para 48 litros.
- Use a água das chuvas para regar as plantas (colete-a num pequeno recipiente).
- Prefira o uso do regador ao da mangueira para regar as plantas.
- Só ligue a máquina de lavar louça quando estiver cheia.
- Deixe de molho as louças com sujeira mais pesada.
- Mantenha a torneira fechada ao ensaboar e esfregar as coisas no tanque.
- Deixe as roupas de molho para remover a sujeira mais pesada e utilize essa água para lavar o quintal.
Energia: por menor que seja a economia de energia, ao longo de um período grande ela se torna significativa. Quanto mais energia economizarmos, menos hidrelétricas e outras fontes de energia serão incentivadas a ser construídas e, portanto, menos impactos ambientais.
- Evite dormir com o televisor ligado ou deixá-lo ligado desnecessariamente, sem ninguém assistindo. Procure sempre desligá-lo ou colocar na função timer.
- Não coloque alimentos quentes dentro do refrigerador ou freezer e evite o abre e fecha constante desses eletrodomésticos. Procure retirar de uma só vez tudo que irá precisar.
- Sempre que possível, instale sua geladeira em local ventilado, fora do alcance dos raios solares e distante do fogão, evitando encostá-la na parede ou em móveis.
- Apague sempre as lâmpadas que não estiver utilizando, a não ser que elas contribuam para sua segurança (como em escadas, por exemplo).
- Se possível, troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes, que têm vida útil maior, consomem menos energia e, embora sejam mais caras, podem significar economia em sua conta de luz.
- Evite acender lâmpadas durante o dia, a menos que esteja muito nublado. Sempre abra todas as janelas da casa para permitir que a luz solar entre.
- Não use lâmpada muito forte onde não for necessário.
- Faça a limpeza periódica das lâmpadas.
- Se for construir ou reformar a casa, posicione as paredes de forma a aproveitar ao máximo a luz do sol para evitar acender luzes durante o dia. Além disso, pinte as paredes de branco ou cores claras, que refletem maior parte da luz recebida.
- Quando for passar roupas, junte o máximo possível e deixe as mais leves para o final, quando o ferro estiver desligado e ainda quente.
Petróleo e derivados: é bom lembrar que ao economizar gasolina, estaremos também evitando o aquecimento global. Os derivados do petróleo são considerados um dos maiores agressores ao meio ambiente. Lembre-se de que o petróleo é um recurso que também está em escassez na Terra, uma vez que já passamos por duas crises. É nosso dever utilizá-lo com sabedoria.
- Procure dar prioridade aos transportes públicos. Se isso não for possível, combine com os amigos um programa de rodízio de caronas.
- Evite carregar peso desnecessário em seu veículo e, de preferência, não use bagageiros nem pneus maiores que os especificados.
- Procure conduzir seu veículo a velocidades constantes, evitando freadas ou arrancadas súbitas.
- Mantenha o motor bem regulado e os pneus bem calibrados.
- Obviamente, elimine rapidamente qualquer tipo de vazamento de gás.
- Tampe as panelas durante o cozimento, evitando a perda de água e de calor para o ambiente.
- Quando a água começar a ferver, mantenha o queimador em fogo baixo. Lembre-se: a temperatura da água permanece constante durante sua ebulição; a chama alta apenas faz a água vaporizar mais rapidamente.
- Centralize o fundo da panela sobre a chama para que o calor seja transmitido de maneira mais uniforme.
- Ao utilizar o forno, procure abri-lo o mínimo possível.
- Procure evitar comprar produtos com muitas embalagens plásticas cobrindo-o.
- Reutilize e recicle as embalagens plásticas. Recicle todo tipo de polímero.
Madeira: economizar madeira significa evitar que mais florestas sejam devastadas. Fazendo isso, estaremos salvando vidas de animais, vegetais e a nossa própria (as florestas evitam grandes danos ambientais, o que nos deixará mais tranqüilos quanto a catástrofes climáticas).
- Evite acender palitos de fósforo desnecessariamente.
- Antes de jogar fora um papel, verifique se utilizou os dois lados dele.
- Reaproveite o papel usado como rascunho.
- Ao imprimir algo não tão importante, utilize rascunhos.
- Ao ver que concluiu um trabalho e que este passou um pouco da última página, tente diminuir o tamanho da letra.
- Envie para reciclagem um papel que tenha sido totalmente utilizado.
- Programe as impressoras para imprimir frente e verso.
- Dê preferência a móveis feitos com madeira de reflorestamento ou de segunda mão. É sempre possível reutilizar e, assim, aumentar o tempo de vida de produtos que ainda estão em condições de uso.
Alimentos: economizar alimentos é importante, uma vez que a fome é uma realidade no mundo. É uma grande desconsideração a essas pessoas desperdiçarmos grandes quantidades de alimentos. Há ainda a face oculta da moeda: para que alimentos sejam produzidos, é necessário, muitas vezes, degradar áreas. Estas são degradadas em vão se os desperdiçamos.
- Pratique o uso integral dos alimentos. Aprenda receitas que aproveitam sobras e usam partes dos alimentos que em geral são rejeitadas, como cascas, folhas e talos.
- Não cozinhe mais do que o necessário.
- Evite comer fora se ainda tiver comida em casa.
- Esteja sempre de olho na data de validade dos alimentos para que não estraguem. No caso de produtos que não possuem data de validade impressa (frios, leite após aberto), o melhor é redobrar a atenção.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home