Diversas teorias tentam nos explicar como a vida teria surgido em nosso planeta. Atualmente, sabemos que ela é fruto de diversas modificações ocorridas durante milhares de anos.
As religiões admitem que a vida tenha surgido de um criador. Este teria dado vida ao homem e criado todo o meio ambiente que conhecemos (nossa fauna, flora, as montanhas, oceanos, terras, etc), com todas as suas belezas. Já cientistas acreditam que a vida tenha evoluído gradualmente. A partir da organização de moléculas simples, surgiram os seres mais primitivos que, com milhões de anos de evolução, formaram nossa fauna e flora.
Nesse sentido, a humanidade envergonha tanto a Deus quanto ao mundo inteiro após termos passado por duas crises de petróleo, estarmos rumando para uma crise de água e ainda estarmos causando grandes danos ambientais.
As espécies que conhecemos hoje, decorrentes de uma evolução de centenas de milhares de anos, desaparecem para sempre da face da Terra em números alarmantes [em 1995, eram 13 as espécies que desapareciam do planeta por dia (umas 5 mil por ano!). Atualmente, a situação deve ter se agravado devido aos constantes aumentos na temperatura da Terra e à escassez de água potável]. Isso é uma grande desconsideração a todos esses milênios necessários à adaptação dessas espécies. É uma grande desconsideração com o mundo em que vivemos, pois não mais deixamos ele realizar seus ciclos naturais, nem damos tempo para que ele se recomponha.
Além disso, não há motivo também para que Deus se alegre com toda essa degradação ambiental, pois, afinal, estamos destruindo uma obra Dele (todo o meio ambiente foi criado por Deus). Além do mais, a degradação ambiental é um meio de se atingir a pobreza, a miséria e consequentemente, a violência. Se este é um meio de se aproximar de Deus, pensarei em mudar minha opinião também quanto ao meio ambiente.
Deus está na natureza. Não podemos simplesmente ignorá-la e perder nossas relações tanto com ela, como com Ele. [reflitam sobre isso e falem com padres de suas Igrejas para que eles dêem maior atenção também ao meio ambiente, uma obra de Deus e que está sendo destruída pelo homem].
O homem foi aprendendo e evoluindo muito no decorrer de sua existência no mundo, porém declinou e muito na ocorrência da Revolução Industrial. Neste momento da história da humanidade, o homem quebrou diversas relações (com o meio ambiente, com Deus, com as famílias, com as próprias pessoas, gerando o preconceito) e gerou desempregos, fomes e violências. Deus, nosso criador, pede que reatemos essas relações perdidas e ajudemos mais uns aos outros como um meio de ter um mundo melhor. A solidariedade é o caminho comum entre a Educação Ambiental e Deus.
Não podemos perder nossas relações com Deus, nosso criador, que está na natureza.
2 Comments:
Talvez seja possivel que o homem ainda pare um pouco e veja o quão estrago esta causando consigo mesmo.Também acredito que Deus ainda toque estes corações e quando isto acontecer que ainda não seja tarde.Se o homem atingi anatureza sem um pingo de piedade os efeitos por era causados retornam da mesma maneira.
òtimo
o seu erro foi relacionar o artigo ao cristianismo
Postar um comentário
<< Home