sexta-feira, dezembro 29, 2006

Embora muito tenha se falado e discutido sobre a reciclagem de materiais, pouco se sabe sobre os inúmeros benefícios que este processo traz ao meio ambiente. Mais que o reaproveitamento de materiais já existentes (evitando, assim, a coleta de novas matérias primas), a reciclagem é uma forma de evitar a poluição ambiental, economizar (água, energia e, obviamente, matérias primas), criar postos de trabalho, melhorar a limpeza na cidade, dentre outras tantas vantagens [calcula-se que em muitos países joga-se bilhões de dólares no lixo anualmente, quando este dinheiro poderia ser reaproveitado].
Suponhamos, por exemplo, que tenhamos jogado uma folha de papel já usada na lixeira. Que o destino esta folha de papel terá? Geralmente, resíduos como este acabam em aterros, onde podem demorar séculos para ser decompostos (refiro-me aqui a situação da maioria dos países e cidades, que, em pleno século XXI, não se dão conta de que enviar lixo a estes locais pode afetar a saúde humana e a produtividade). Os aterros recebem, diariamente, uma enorme quantidade de lixo [no Japão, cada habitante produz 1000 gramas de resíduos por dia; na Suíça, 1200 gramas; nos EUA, 1500 gramas. Embora esses países estejam colaborando em parte com a coleta seletiva, muito do lixo produzido ainda vai parar em aterros].
Outro grande problema dos aterros é que estes colaboram com a poluição ambiental, visto que os resíduos, enquanto se decompõem, podem acabar encontrando um lençol freático limpo, poluindo-o.
Suponhamos agora que tenhamos jogado a mesma folha de papel usada num recipiente próprio para reciclagem. Um simples ato como este causa benefícios ambientais, sociais e econômicos inimagináveis! Por exemplo, você sabia que a cada tonelada de papel reciclado, 20 árvores são poupadas? Além disso, economizam-se 20 mil litros de água e 1200 litros de óleo combustível! [pense na quantidade de papel que você já jogou fora até hoje. Provavelmente, seu destino deve ter sido os aterros, onde devem ter poluído águas e terras. Agora, imagine se este papel todo fosse destinado a reciclagem. Pense em quantas árvores, quanta água, quanto combustível, quanta energia, etc, você poderia salvar]. E nós aqui nos perguntando o que fazer diante da escassez de água...
A reciclagem possui também incontáveis benefícios sociais. Um deles é que os indivíduos, ao adquirirem o hábito de separar o lixo, dificilmente irão jogá-lo em vias públicas, colaborando, assim, para a limpeza da cidade. Outro benefício é a geração de empregos tanto nas indústrias de reciclagem como "empregos" de coletores de materiais recicláveis. No Brasil, por exemplo, estima-se que 100 mil pessoas vivam exclusivamente de coletar latas de alumínio para reciclagem, conseguindo rendimento mensal, cada uma, de três salários mínimos (aproximadamente U$ 465,00).
A reciclagem, embora seja um processo muito eficiente, não resolve totalmente os problemas do lixo. O ideal é adotar a política dos 3 Rs. Ela consiste em reduzir (preferir embalagens recicláveis, levar nossos próprios sacos ao fazer compras), reutilizar (reaproveitar folhas de papel rasuradas, reutilizar potes e garrafas de vidro e de plástico) para finalmente reciclar. A matéria não se cria nem se perde; ela se transforma. Em que você prefere transformar seu resíduo: num outro material que lhe terá serventia ou num poluente atmosférico? [se não fizerem coleta seletiva em sua cidade, proteste ao governo. Enquanto este não adotar medidas para mudar, separe seus próprios resíduos e depois leve-os ao posto de reciclagem mais próximo. Você lucrará pelo seu "lixo" e fará um imenso bem a humanidade].


Os aterros já se encontram lotados e já afetam a saúde humana e a produtividade. Será que este é realmente o melhor destino a ser dado ao lixo?

Mais algumas curiosidades sobre reciclagem:

- Cada 50 quilos de alumínio usado e reciclado evita que sejam extraídos do solo cerca de 5.000 quilos de minério (bauxita).
- Com um quilo de vidro quebrado, faz-se exatamente um quilo de vidro novo e economiza-se 1,3 kg de areia. E a grande vantagem do vidro é que ele pode ser reciclado infinitas vezes.
- Uma única latinha de alumínio reciclada economiza energia suficiente para manter uma TV ligada por 3 horas.
- 42 dias é o tempo médio que uma lata de bebida leva para ser comprada no supermercado, consumida, reciclada, transformada em lata nova, envasada, vendida e novamente exposta na prateleira. E 300 anos é o tempo médio que esta mesma lata de bebida fica se decompondo em aterros juntamente com outros tipos de lixo.
- 75% do total de papéis circulantes no mercado são recicláveis.
- 50% de energia pode ser economizada com o uso de plásticos recicláveis.